sexta-feira, 12 de setembro de 2008

preparando o barro




Preparar a bancada usando plástico e tecido. Sobre a bancada prepara da colocar a argila que vai ser trabalhada. Inicialmente, bater a argila algumas vezes sobre o tecido


Com auxílio do arame cortador retirar impurezas e o ar existente no barro. Com o arame apoiado entre os dedos esticar e pressionar o arame sobre a massa cortando-a e separando-a em pedaços.
Juntar os pedaços da massa separa da pressionando uns aos outros. Voltar a bater a massa várias vezes, procurando sempre dar á massa a forma aproximada de um cubo.



Retirar uma pequena quantidade do barro que está sendo trabalhado e observar o seguinte: com os dedos polegar e indicador das duas mãos, aperte a pequena quantidade de barro e, através do tato, observar se encontrou pedrinhas na mesma. Retirar todas as pedrinhas existentes na massa. Terminada a limpeza dessa quantidade de barro, retire outra pequena quantidade de barro e continue retirando as pedrinhas até fazer limpeza em toda a massa a ser trabalhada.


Usando uma tigela sem água e com auxílio das mãos, fazer rolinhos de massa sobre a prancheta para cerâmica. Por os rolinhos em forma de espiral e verificar se a massa não possui rachadura? Neste caso, a massa estará em condições de ser trabalhada.

No caso de apresentar rachaduras devemos molhar as mãos na água que está na tigela e novamente amassar o barro quantas vezes forem necessárias, porém, tendo o cuidado de não molhar muito a massa.



Quando o barro estiver bastante molhado devemos bater a massa sobre o tabuleiro de gesso para retirar o excesso de água. Agora, envolver a massa em pano úmido e por dentro de saco plástico com boca amarrada.

Nenhum comentário: