quinta-feira, 11 de setembro de 2008

História da cerâmica



A palavra "Cerâmica" vem do termo grego "KERAMOS" que quer dizer barro de oleiro.
Os trabalhos de cerâmica como os de olaria são feitos, de barro. Os tijolos e as telhas de nossas casas, os esmaltes das geladeiras são produtos extraídos do barro. 0 barro é produto originário da composição de rochas feldspáticas que, sob a ação da água e do ar, depositam-se em terrenos reais baixos, formando densas camadas.
Ao barro assim formado juntam-se outros elementos como: oxido de ferro, oxido de cálcio, nalacacheta, turfa, areia e substâncias betuminosas formando uma mistura impura porém de alta plasticidade e muita utilização na modelagem.
O barro puro recebe o nome de argila e quanto ã formação, o barro pode ser classificado em dois grandes grupos: barro de formação primária e barro de for mação secundária.
Barro de formação primária é o encontrado próximo de seu local de origem e que recebeu poucas substancias estranhas. Também é chamado de barro magro ou caulim e possui um baixo grau de plasticidade.
O barro de formação secundária é o encontrado distante do seu local de origem, tendo se deslocado com auxilio das águas das chuvas e arrastado com eles as substâncias estranhas, com as quais se mistura. Ê também chamado barro impuro ou gordo e postai alto grau de plasticidade.O aparecimento dos produtos cerâmicos se fez na antigüidade, em todos os países onde faltava a pedra e havia abundância de argila. Estudiosos nesse assunto afirmaram que o aparecimento dos produtos de terra cozida se deu no Oriente. Os Persas ensinaram essa arte aos Árabes que os levaram para a Europa e Espanha.

Nenhum comentário: