domingo, 14 de setembro de 2008

como fazer

- Modelagem com Bloco Repuxado-.
Bater muito bem o barro e depois com o auxílio da palma da sua mão procure deixá-la em forma de
"bola".
Com o dedo polegar de uma das mãos, fazer uma cavidade no centro da sua bola de barro e com a outra mão procure apoiar o seu trabalho.Agora, devagar e com atenção, repuxe as laterais abrindo mais a cavidade da bola de barro e dê a forma desejada.



No caso de seu trabalho apresentar rachadura, introduza no local, pequena quantidade de barro, alise-o com a cabeça do dedo polegar e depois com a esponja úmida.Depois de você ter dado a seu trabalho a forma desejada alise-o dando acabamento nas partes internas e externas de sua peça.


Agora, levante as 4 pontas do tecido que você está usando e procure cobrir a sua peça. Guarde-a na prateleira durante 24 horas. Passadas às 24 horas o seu trabalho chegou a fase do "couro. Com as mãos e devagar descobrir o trabalho.




Sem pegar, verificar se há excesso de barro, com auxílio da faquinha e com cuidado procurar cortar o barro somente onde houver excesso, até acertar todo o barro, melhorando o acabamento.


Com a esponja unida faça polimento nas partes internas e Externas do seu trabalho. Agora, pique jornal e encha o seu trabalho.
Com as duas mãos e sem fazer pressão, ponha o seu trabalho sobre jornal usado em local que possa permanecer por 8 dias para secagem natural.



Picar jornal em quantidade suficiente para encher a parte interna da peça.

As peças, antes de serem postas no forno para receberem a secagem artificial, tem que ficar expostas ao ar para perder a água existente entre as suas Moléculas. Não sendo feito isto. elas se quebrarão quando aquecidas no forno.

4 comentários:

Márcia Sales disse...

Puxa! Tem blog de tudo! Esse sobre a arte do barro para mim é novidade!
Adorei!
Divulgue! Parabéns!

Barbosa disse...

Olá, Sou professor de arte.
Este blog foi de fundamental importancia para mim na questão da história da cerâmica.
Valeu!!!

Unknown disse...

gostaria muito de saber onde posso comprar ou como fazer uma máquina dessas que giram pra fazer jarros e outros objetos, moro em PE, se alguem poder me ajudar por favor ajudem-me.
weverson_dedeo@hotmail.com

edu disse...

O que eu faco se o barro ficar inteiro rachado quando secar?